Araxá/MG
14h12 07 Novembro 2025

Copasa volta a ser indiciada pela Polícia Civil por suspeita de crime ambiental em Araxá/MG

Por Priscila Pedroso - TV KZ
PC - Divulgação
Local onde a polícia investigou vazamento de esgoto.

A Polícia Civil (PC) informou nesta sexta-feira (7) que indiciou novamente a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) pela suposta prática de crimes ambientais registrados em Araxá/MG, desta vez, na proximidade da Rua Avenor Pereira Guimarães, na região do Aeroporto, que teria sido registrado no dia 29 de setembro de 2025, em uma Área de Preservação Permanente (APP). Segundo a investigação, teria ocorrido o lançamento de esgoto no curso d’água local após o extravasamento de uma adutora de responsabilidade da companhia.

A COPASA já havia sido indiciada anteriormente pela Polícia Civil, em Araxá, em um caso registrado no Bairro Jardim das Oliveiras. Na ocasião, a companhia foi acusada de lançar esgoto em curso d’água, em 21 de outubro de 2018, na Rua José Rocha, em uma estação elevatória, causando poluição em uma propriedade rural vizinha. O indiciamento ocorreu em setembro deste ano.

De acordo com as informações do inquérito atual, a PC iniciou o trabalho após um boletim de ocorrência ser formalizado relatando possível poluição na área. Uma perícia foi realizada no local, onde teria sido constatada poluição no curso d’água e no solo, além de risco à saúde de pessoas, animais e da vegetação.

Com base nos elementos reunidos, a PC concluiu pela responsabilização da pessoa jurídica, o que é permitido pela legislação ambiental brasileira. A COPASA foi indiciada pelos crimes de poluição ambiental e dano ao meio ambiente, previstos no artigo 54 da Lei nº 9.605/1998 e artigo 15 da Lei nº 6.938/1991.

Não houve prisão ou apreensões de materiais. Contudo, a investigação contou com diversas diligências realizadas pela Polícia Civil para aprofundar a apuração do caso.

Participaram da investigação o Delegado Regional, Valter André Salviano; o delegado Luís Gustavo Oliveira, titular da Delegacia Especializada do Meio Ambiente em Araxá; além de equipe composta por investigador, escrivã e perita criminal.

VEJA TAMBÉM